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Como montar um serviço de Reforço Escolar. Localização.

Como montar um serviço de Reforço Escolar. Localização.

2017-03-13

Localização

Reforço Escolar é a assessoria educacional, ou seja, um bem imaterial. Encaixa-se no ramo de prestação de serviços, com um sistema de operacionalização que não requer espaço físico próprio. A empresa agrega-se em estruturas educacionais existentes, como escolas de ensino médio fundamental, cursos, cursinhos, empresas, faculdades e universidades, tanto da esfera pública quanto da esfera privada. A partir dessas bases, ela colabora para os o alcance dos resultados almejados pela instituição parceira e seus usuários. Além do mais, este é um serviço que pode ser oferecido tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Caso o empreendedor opte por ministrar as aulas em sua própria casa, o ideal é que resida em bairros ou próximos a áreas residenciais ou locais servidos por meios de transporte que facilite o acesso dos alunos. Desde que o preço cobrado pelas aulas seja compatível com a realidade da região em que o profissional estiver estabelecido, o nível de renda da população local não é determinante para se definir a quantidade de alunos que irão demandar seus serviços.

Pode-se optar por alugar ou adquirir uma sede própria para a execução dos serviços. As empresas que atuam no segmento de reforço escolar, preferencialmente, buscam estabelecer-se em centros comerciais de áreas residenciais próximos a escolas do ensino básico. O local escolhido deve possuir uma boa exposição de forma a permitir a colocação de um letreiro. Antes de se definir por um imóvel para abertura e montagem de sua empresa de Reforço Escolar, o empreendedor deverá observar os seguintes detalhes:

a) Certifique-se de que o imóvel em questão atende as suas necessidades operacionais quanto à localização, capacidade de instalação, características da vizinhança - se é atendido por serviços de água, luz, esgoto, telefone, etc.

b) Se o local possui facilidades que possam tornar mais atrativa e conveniente à escolha dos alunos pelos seus serviços, tais como: proximidade a escolas, terminais de passageiros, facilidade de acesso e estacionamento para os responsáveis, etc.

c) Cuidado com imóveis situados em locais sujeitos a inundações ou próximos às zonas de risco. Consulte a vizinhança a respeito.

d) Verifique se o imóvel está legalizado e regularizado junto aos órgãos públicos municipais que possam interferir ou impedir sua futura atividade.

e) Verifique também na Prefeitura Municipal:

• se o imóvel está regularizado, ou seja, se possui HABITE-SE;
• se as atividades a serem desenvolvidas no local, respeitam a Lei de Zoneamento do Município, pois alguns tipos de negócios não são permitidos em qualquer bairro;
• se os pagamentos do IPTU referente o imóvel encontram-se em dia;
• no caso de serem instaladas placas de identificação do estabelecimento, será necessário verificar o que determina a legislação local sobre o licenciamento das mesmas.

O empreendedor deve verificar junto ao CORPO DE BOMBEIROS de sua cidade a VISTORIA DO IMÓVEL. Muitas prefeituras possuem convênios com as unidades do Corpo de Bombeiros local, onde o “Habite-se” só é concedido pela Prefeitura com a aprovação do Corpo de Bombeiros. Esta aprovação é baseada na análise prévia do projeto do local, onde são exigidos níveis mínimos de segurança, previsão de proteção contra incêndio da estrutura do edifício, rotas de fuga, equipamentos de combate a princípio de incêndio, equipamentos de alarme e detecção de incêndio, além de sinalizações que orientem a localização dos equipamentos e rotas de fuga. Na fase de vistoria, são verificadas no local as exigências dos projetos previamente aprovados durante a fase de análise no Corpo de Bombeiros.

Fonte: SEBRAE.
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